sábado, 2 de abril de 2011

Facul

Postando aqui no blog um trabalho que tive que fazer na matéria de farmacologia...

Não foi facil achar a resposta por isso estou disponibilizando caso alguem precise...

Metronidazol e álcool

O uso de remédios junto com álcool é reconhecidamente danoso, mas por incrível que pareça, essa associação ainda é extremamente comum.

Quando as enzimas que metabolizam o medicamento são as mesmas do álcool, estas ficam "ocupadas" processando o etanol, fazendo com que o remédio permaneça em mais tempo e em maior concentração na corrente sanguínea. Em alguns casos esta pode ser a diferença entre a intoxicação ou não.

Alguns medicamentos inibem as enzimas que metabolizam o álcool, aumentando seus efeitos e seu tempo de permanência no organismo. Potencializando as lesões do álcool no organismo.

Como no caso do metronidazol que inibe a enzima acetaldeído desidrogenase impedindo a transformação do metabólito tóxico acetaldeído em ácido acético.

O Acetaldeído é metabolizado no organismo pela enzima Aldeído-Desidrogenase-2, que o converte em acetato.

Quando a quantidade de álcool ingerida é maior do que a capacidade de metabolização do aldeído ocorre uma acumulação desta substância no organismo.

A administração concomitante de metronidazol com o álcool promove o acúmulo de

acetaldeído no sangue do paciente, podendo produzir,no organismo, uma reação conhecida como a reação tipo dissulfiram (Um medicamento usado no combate ao alcoolismo), que é caracterizada por sintomas,como: rubor, suor, palpitações, dispnéia,hiperventilação, aumento da freqüência cardíaca, falha na pressão sangüínea, náusea, vômito e convulsões.

Trabalho de farmacologia

Nenhum comentário: